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quinta-feira, 31 de março de 2016
O que é ser católico?
Um jovem me fez essa pergunta. Disse que há algum tempo está em crise de fé e tem buscado a solução em igrejas evangélicas. Em uma delas, ao se confessar católico, ouviu dizer que a palavra "católico" nem sequer está na Bíblia. Pedi que ele abrisse a sua Bíblia no Evangelho de Mateus, capítulo 28, versículos 18-20.
“?É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém.?”
Você percebeu que fiz questão de colocar em negrito uma palavrinha que aparece de modo insistente no texto: "TODO". Jesus tem todo o poder; devemos anunciá-lo a todos os povos, guardar todo o ensinamento dele na certeza de que estará todos os dias conosco.
Essa ordem de Cristo foi levada muito a sério pelos discípulos. Em grego, a expressão “todo” pode ser traduzida por "Kat-holon". Daí vem a palavra "católico" (em grego seria: ?????????).
Ao longo do primeiro e segundo séculos, os seguidores de Jesus Cristo começaram a ser reconhecidos como "cristãos" e "católicos". As duas palavras eram utilizadas indistintamente.
Ser católico já significava ser plenamente cristão?. O Catolicismo, portanto, é o Cristianismo na sua totalidade?.
É a forma mais completa de obedecer ao mandato do Mestre antes de sua volta para o Pai. O mesmo mandato pode ser lido no Evangelho de Marcos 16,15: ?”Ide e pregai o Evangelho a toda criatura?”.
Há, portanto, uma catolicidade vertical, que é ter o Cristo todo, ou seja, ser discípulo; e uma catolicidade horizontal, que é levar o Cristo a todos, ou seja, ser missionário. Isso é ser católico: totalmente discípulo, totalmente missionário, totalmente cristão!
Ao que tudo indica, o termo "católico" se tornou mais popular a partir de Santo Inácio de Antioquia (discípulo de São João) no ano 110 d.C. Pode significar tanto a universalidade da Igreja como a sua autenticidade. Quase na mesma época, São Policarpo utilizava o termo "católico" também nesses dois sentidos.
São Cirilo de Jerusalém (315-386), bispo e doutor da Igreja, dizia: A Igreja é católica porque está espalhada por todo o mundo; ensina em plenitude toda a doutrina que a humanidade deve conhecer; conduz toda a humanidade à obediência religiosa; é a cura universal para o pecado e possui todas as virtudes (Catechesis 18:23).
Veja que já estão bem claros os dois sentidos de "católico" como "universal e ortodoxo". Durante mil anos os dois significados estiveram unidos. Mas, por volta do ano 1000, aconteceu um grande cisma, que dividiu a Igreja em Ocidental e Oriental. A Igreja do Ocidente continuou a ser denominada católica e a Igreja do Oriente adotou o adjetivo de ortodoxa. A raiz as duas palavras remetem ao significado original de Igreja: "autêntica".
A Igreja católica reconhece que cristãos de outras Igrejas podem ter o batismo válido e possuir sementes da verdade em sua fé. Porém, sabe que apenas ela conserva e ensina, sem corrupção, TODA a doutrina apostólica e possui TODOS os meios de salvação.
Devemos viver e promover a sensibilidade ecumênica favorecendo a fraternidade com os irmãos que pensam ou vivem a fé cristã de um modo diferente.
Mas isso não significa abrir mão de nossa catolicidade. Quando celebramos a Eucaristia, seguimos à risca a ordem do Mestre, que disse: ”Fazei isso em memória de mim!”. A falta da Eucaristia deixa uma grande lacuna em algumas Igrejas.
Um pastor evangélico, certa vez, disse-me que gostaria de rezar a Ave-Maria, mas, por ser evangélico, não conseguia. Perguntei por quê? Ele disse que se sentia incomodado toda vez que lia o Magnificat em que a Santíssima Virgem proclama: Todas as gerações me chamarão de bendita (Lc 1,48). E se questionava sobre o porquê de sua geração tão evangélica não fazer parte desta geração que proclama Bem-aventurada a Mãe do Salvador!
Realmente, ser católico é ser totalmente cristão!
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