Marcadores

quarta-feira, 27 de abril de 2016

Artigo - Atualidade do Ministério de Jesus



A vida só pode ser compreendida,
olhando-se para trás; mas só pode
ser vivida, olhando-se para frente.
"Quando Jesus voltou, a multidão
o recebeu; porque todos
o estavam esperando"
.   

Lucas 8: 40

Nesta breve meditação, analisaremos a forma diferenciada como Jesus exerceu seu ministério junto às diversas classes de pessoas, crendo que Deus tem algo para acrescentar às nossas vidas e ao exercício de nosso ministério, no dia a dia.

Geralmente quando pensamos em ministério de algum homem de Deus, não podemos deixar de considerar os profetas do Antigo Testamento, tais como Isaías, Jeremias, Elias, Daniel e outros. Não podemos deixar de considerar seus feitos e principalmente suas extraordinárias profecias, seus conflitos, vida e ministério.

Aqui, entretanto, não estaremos nos prendendo ao conteúdo do ministério profético ou à forma dos vaticínios dos profetas e, sim, à sua ação prática, tomando por base uma experiência vivida por Jesus.

Estudando seu ministério, podemos afirmar que Jesus foi sensível às pessoas de seu tempo. Ele interagiu totalmente com quem esteve momentaneamente, com as que se relacionou esporadicamente ou com as que manteve contatos permanentes. Ele conseguiu comunicar-se com elas através de uma linguagem simples, e citou exemplos que todos conheciam muito bem.

Jesus viveu sob as mesmas circunstâncias e falou sobre realidades e problemas que seus contemporâneos estavam enfrentando. Tendo vivido uma vida similar, conhecia as aspirações, os temores e ansiedades de seus contemporâneos.

Regressando da região dos gerasenos, onde libertou um homem possesso de uma legião de espíritos malignos, observando a forma como o texto acima expressa a satisfação com que a multidão recebeu Jesus, a seguir desenrola-se um momento extraordinário no ministério de Jesus. 

Isto ocorreu quando um homem importante na comunidade judia, chamado Jairo aproximou-se de Jesus, solicitando que viesse à sua casa e fizesse algo por sua filha que estava extremamente doente, Lucas 8: 40-56.

Considerando a postura de Jesus em relação a esta solicitação, podemos tirar uma excelente visão de como exercer, de modo prático, nosso trabalho ministerial. Seu comportamento, suas atitudes e ação em favor daquelas pessoas nos oferecem valiosos exemplos de qual deve ser o ministério da igreja em nossos dias. 

Vejamos:
Jesus exerceu seu ministério junto às multidões.
"Quando Jesus voltou, a multidão o recebeu; porque todos o estavam esperando".
Lucas 8: 40
A multidão esperava Jesus e sempre o recebia com alegria. Certamente algo de especial vinha ocorrendo que motivava esta alegria. Ao examinarmos esses detalhes nos Evangelhos sobre o ministério de Jesus junto a estas multidões, concluímos que, como ministros desta geração:
Devemos ser profetas que derramem virtude e abençoem os necessitados. Este sempre foi o grande trunfo de Jesus que gerou enorme simpatia entre as multidões.
Devemos, como profetas em um mundo em crise, não nos isolarmos, e sim, como Jesus, estar sempre entre a multidão, aconselhando, compadecendo e sempre abençoando.
 
Jesus exerceu seu ministério junto às pessoas
"E eis que veio um homem chamado Jairo,
que era chefe da sinagoga;
e prostrando-se aos pés de Jesus,
rogava-lhe que fosse a sua casa"
.

Lucas 8: 41
Jesus, motivado por uma visão renovadora, e diferente da dos religiosos de seu tempo, entendendo a carência humana de afetividade bem como suas necessidades, deu atenção a cada um, personalizando assim os seus relacionamentos.

As pessoas de nosso tempo, como aquelas dos dias de Jesus, precisam igualmente de atenção, de ser curadas, restauradas e salvas.
Ser abordado por Jairo e sua premente necessidade não impediu que Jesus dedicasse atenção também a uma mulher que sofria de uma hemorragia. Deu-lhe uma palavra de conforto, que resultou não só na sua cura, mas também na salvação de sua alma. Jesus ofereceu atenção, consolo e atendeu a ambos.

A igreja deve despertar-se, buscando exercer este ministério individualizado, sem discriminação. Uma forma de assim fazer é através do discipulado sistemático.
        Jesus exerceu seu ministério
com palavras encorajadoras
"Jesus, porém, ouvindo-o, respondeu-lhe:
Não temas: crê somente, e ela será salva"
.

Lucas 8: 50
 
Enquanto a mulher era desencorajada e desenganada por sua situação, falta de recursos financeiros e da ciência, e outros davam a Jairo uma notícia desalentadora e ruim, Jesus deu um novo curso à vida da mulher e estimulou a fé de Jairo, oferecendo a ambos definitivamente a solução de seus males.

Como igreja que visa desempenhar um ministério de efetivos resultados, precisamos ter palavras de vitória nos lábios, jamais acalentando o negativismo ou o pessimismo em relação aos que nos buscam em suas mais diversas necessidades.

Devemos ter palavras que transformem o pranto em alegria. Não vamos permitir que o choro da derrota encubra o nosso brado de vitória.
Devemos estimular a vida, acreditar sempre na solução de Deus, nunca desistir de nossas metas e não desanimar diante dos desafios. Devemos marcar os nossos dias com uma proposta de vida e de esperança, assumindo de vez o nosso papel profético.



Nenhum comentário:

Postar um comentário