Marcadores

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Como saber a vontade de Deus




Deus quer pessoas com suas vontades intactas,
pessoas que espontaneamente O escolham,
pessoas que possam pensar com clareza
e tomar boas decisões - pois Ele
nos fez para sermos assim.”


Zeb Bradford Long



Como posso me certificar de que estou no centro da vontade de Deus? Muitos cristãos sinceros gastam longas horas em oração buscando estas respostas.


Porém, antes, deveriam perguntar: será que estou disposto a entregar minha vida totalmente nas mãos de Deus, ouvir a Sua voz e obedecer às condições para que Ele me guie? O Apóstolo Paulo, em Romanos 12: 1-2, apresenta três degraus para se conhecer a vontade de Deus:

1 - Degraus para você conhecer a vontade de Deus
1. Salvação - “Rogo-vos, pois, irmãos (...).” Será que alguma pessoa pode-se tornar um irmão em Cristo, sem contudo ter aceitado a Jesus com seu salvador?


Não, isto é impossível! Um irmão na fé é alguém que “com a boca confessa Jesus como Senhor e no coração crê que Deus O ressuscitou dentre os mortos, e por isso é salvo”, Rm 10: 9-10.


2. Submissão - “(...) que apresenteis os vossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus (...).” Isto significa que temos de viver sacrificialmente por Jesus, diariamente. Não podemos olhar para trás, como se tentando pegar de volta tudo que entregamos para Deus.


Paulo apresenta as implicações do que é ser salvo, como se nos dissesse: “por causa do que Jesus fez por nós, temos que fazer isto por Ele”.


Jesus fez tanto por nós, não poderemos reter nada dele. O fundador da Missão Amem (WEC), Charles Studd, disse: “Se Jesus Cristo é Deus e morreu por mim, nenhum sacrifício será grande demais que eu não possa fazer por Ele”.


Jamais poderei retribuir tudo o que Jesus fez por mim. Nós ganhamos tanto com Jesus que nem lembramos das futilidades a que estávamos agarrados e que deixamos para trás, pois encontramos algo muito melhor.


3. Separação - “E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação da vossa mente.” Não podemos andar de conformidade com o curso deste mundo que “jaz no maligno”, 1 Jo 5: 19.


Separar-se do mundo é deixar de lado as coisas típicas dele, que são: incredulidade, mentira, engano, pensamentos impuros, linguagem torpe, hábitos obscenos, ingratidão, indiferença, indisciplina pessoal na vida secular e religiosa, falta de oração, negligência para com os pobres, discriminação social, falta de perdão, vingança, inveja, ciúmes, amargura, egoísmo, hipocrisia e outros. Seja o que for, se é contrário à santidade de Deus, temos que nos separar delas.


Portanto, ao subirmos os degraus da salvação, da submissão e da separação, estaremos no centro da vontade de Deus e, neste ponto, Ele estará nos guiando em tudo o que fizermos. Então, mesmo que possa ser doloroso fazer a vontade de Deus, nos traz muita alegria.


Deus quer que estejamos totalmente sob o Seu controle para que Ele possa nos guiar. Ele quer que deixemos a escolha com Ele. Seja nos estudos, no trabalho, no casamento, na vida profissional, na Igreja, etc.

2 - O que Deus requer de você?
a) Deus quer controlar a sua vida. É possível que você não tenha encontrado a vontade de Deus para certa área de sua vida, simplesmente porque você não entregou esta área nas mãos de Deus.


Muitas pessoas estão procurando a vontade do Senhor, na esperança de que Ele irá revelar-lhes alguma coisa nova, mas Deus quer santidade, um coração puro, que não anda de conformidade com este mundo.


No mundo, não importa se você faz alguma coisa errada à noite, desde que você faça bem seu trabalho durante o dia. Mas, se queremos ser guiados por Deus, precisamos ter uma vida pura. Lembre-se: o sangue de Jesus nos purifica dos pecados, 1Jo 1: 7.


b) Deus quer mudar a nossa mente. Como é que Deus faz isto se a nossa mente não muda da noite para o dia? É um processo longo, que exige tempo e disciplina.


É preciso perseverança, dia-a-dia fazendo aquilo que sabemos ser o certo, mesmo que não tenhamos vontade de proceder assim. Precisamos nos aplicar nisso, para que Deus possa, gradativamente, mudar as coisas do passado e assim transformar a nossa mente.


Ele deseja falar conosco, mas as nossas mentes têm de ser transformadas através da oração, da leitura bíblica e também da comunhão com outros crentes.


c) Deus nos guia dentro de Sua vontade.  Em Romanos 8: 14, o apóstolo Paulo nos diz: “Pois todos que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus”.


Este verso não está dizendo que “todos que são filhos de Deus, são guiados pelo Espírito”, diz em ordem invertida, “todos que são guiados pelo Espírito de Deus são filhos de Deus”.


Isto significa que se você é guiado pelo Espírito de Deus, você é um filho de Deus e que, se você não está sendo guiado pelo Espírito de Deus talvez você nem seja um filho de Deus. O guiar do Espírito não foi dado a alguns crentes bonitos, sorridentes e que são mais espirituais que os outros. É para todos aqueles que nasceram do Espírito de Deus.



3 - Como Deus guiará você?
O guiar de Deus não acontece num piscar de olhos! É uma visão que vai crescendo em nossas vidas. Ao procurar discernir se Deus está nos guiando devemos tomar os seguintes passos:


a) A Palavra de Deus. O Espírito Santo nunca nos levará a fazer algo contrário às Escrituras. Por exemplo: a Bíblia condena o jugo desigual no casamento. Então, se uma pessoa crente está namorando uma descrente com a possibilidade de casamento, isto está errado.


Muitos pensam que depois o cônjuge vai se converter e tudo mudará. Geralmente acontece o contrário, cuidado! O Espírito Santo nunca dirá o que é contrário a Bíblia.


c) A comunhão entre os irmãos.  Somos partes do corpo de Cristo e, se decidimos fazer alguma coisa que os outros cristãos não concordam, normalmente eles estão certos. Porém, se decidimos sozinhos tomar um certo passo e outros crentes dizem que estamos errados, provavelmente estaremos errados mesmo. A direção do Espírito Santo pode ser confirmada pela unanimidade do corpo, por crentes idôneos na fé em quem confiamos.


c) A providência nas circunstâncias.  Fazendo provas com Deus como Gideão, em Juízes 6: 36-40, para que nos guie através dos livramentos, das portas abertas ou fechadas, da confirmação dos irmãos, etc.


d) O poder sobrenatural.  Deus também pode mostrar sua vontade, o passo a tomar, de maneira sobrenatural. A direção de Deus é maravilhosa porque é “... a vontade de Deus é boa, perfeita e agradável”.


Não há maior alegria na vida do que estar no centro da vontade de Deus. Ele quer guiar cada um de nós dentro do plano perfeito para nossas vidas. Não perca aquilo que Ele tem reservado para você, seja nos estudos, na vida profissional, no casamento ou servindo-O em qualquer lugar como um obreiro cristão. A direção de Deus sempre estará presente se vivemos diariamente em submissão a Ele e em separação do mundo.


Conclusão
A vontade de Deus será executada em toda sua vida. Alguns estão preocupados com a carreira a seguir, outros se preocupam com o futuro: o que vai acontecer com a minha aposentadoria? Jesus está interessado em nós. Ele quer nos usar sempre, até o resto de nossas vidas.


Nenhum comentário:

Postar um comentário