Marcadores

quinta-feira, 28 de abril de 2016

A intervenção de Deus



O termo 'intervenção', derivado do verbo intervir,
é aplicado quando alguém ou uma instituição
age em uma determinada situação com a intenção
de exercer algum tipo de influência.

Tomo, por exemplo, o instituto da pena de morte
nos Estados Unidos. Se o governador do Estado intervier
a favor do réu, a execução do condenado será cancelada.

No Brasil, ocorreu um caso de intervenção quando
Congresso Nacional decidiu pela cassação
do mandato do então presidente Collor. 

Por essa intervenção do Congresso, Collor, membro
do poder executivo, fora destituído.

Muito acima dos governos e do poder dos homens, a palavra intervenção precisa ser considerada na esfera espiritual. Nosso Deus, como nos mostra a Bíblia - do Gênesis ao Apocalipse – é o Deus das grandes intervenções na história. 

  
No texto de Atos 16, o apóstolo Paulo e seu companheiro Silas foram presos após expulsarem um espírito maligno de uma jovem. Eles se encontravam na cidade Filipos, lugar onde fundaram uma igreja e que, mais tarde, seria endereço de uma carta do apóstolo, a Epístola aos Filipenses.

A moça era instrumento de lucro para seus senhores, pois acreditavam que o espírito de adivinhação que estava nela lhe permitia predizer o futuro.

E fora justamente na prisão que estes dois missionários puderam experimentar a intervenção de Deus em seu favor. Neste episódio, portanto, aprendemos grandes verdades.

A intervenção de Deus é resultado
da busca de Deus e da adoração
 
 O ambiente de uma prisão é extremamente deprimente. Os dois missionários, além de se encontrarem detidos, estavam presos por meio de correntes nos pés (v.24).

Ademais, depois de terem sido açoitados (v.22-23), suas costas estavam bastante machucadas. Isso seria motivo para grande revolta e amargura de espírito. Ainda mais sendo presos por acreditar estar fazendo o bem.

As armas de Paulo e Silas não foram a murmuração, a revolta ou a tentativa de fuga. Eles sabiam que a oração e a adoração eram a chave que acionava a intervenção de Deus! (v.25).

Uma vida cristã sem oração e adoração não contemplará as grandes intervenções de Deus. Não podemos esperar pela realização de milagres, de grandes resoluções em nossas vidas sem a intensa busca por Deus.

Atos 12 narra um episódio onde a intervenção de Deus mais uma vez se faz presente. Pedro havia sido preso por ordem de Herodes. Todavia, a Bíblia nos diz que “havia oração incessante a Deus por parte da igreja a favor dele” (12:5).

Qual o resultado dessas orações? A libertação miraculosa de Pedro! Deus enviou um anjo que tranquilamente o tirou da prisão.  

Há quem diga que uma revolução não aconteceu na Inglaterra por causa da atitude de John Wesley, homem que orava e adorava a Deus incansavelmente.

Desejamos as grandes intervenções de Deus em nossa vida? A busca de Deus e adoração constituem a via de acesso para esta experiência.
 

A intervenção de Deus em nosso favor
pode surpreender-nos

Ninguém imaginava o que iria acontecer em Filipos. É provável que os dois missionários esperassem que o carcereiro viesse libertá-los por uma decisão dos magistrados. Ainda sim seria uma intervenção de Deus. Com toda certeza, Paulo e Silas não oraram pedindo um abalo sísmico. 

Deus os surpreendeu (v.26) e continua a nos surpreender ainda hoje. Em favor dos seus filhos, Ele pode fazer o inesperado.

Pode ser que o leitor esteja vivendo um período de intensa tribulação, quando os problemas e as dificuldades pareçam estar prevalecendo. Contudo, quando menos esperar, Deus pode intervir. Deus nos surpreende e não medirá esforços para chamar nossa atenção.

O apóstolo Paulo já havia sido surpreendido por Deus quando ocorreu sua conversão. Deus lhe chamou a atenção, lançando-o por terra e o deixando-o cego por um período (At.9).

Nesse primeiro encontro verdadeiro com Deus, este o faz beijar o chão! Ora, se Deus quer nos surpreender por meio da dor, Ele o fará! Mas se Deus quer nos surpreender por meio de um grande milagre, ele também o fará! Oremos e adoremos, porque mais cedo ou mais tarde a intervenção de Deus vai nos surpreender!


Nenhum comentário:

Postar um comentário