Marcadores

sábado, 30 de abril de 2016

Prático e rápido, Buraco Quente é tudo de bom; veja como preparar em casa

O buraco quente reúne todas essas qualidades e, uma vez pronto, deixa você livre para receber os amigos, pois cada um se serve e monta o sanduíche à sua moda. Aliás, se preparado com antecedência de algumas horas, fica ainda mais apetitoso, pois os sabores das carnes e dos temperos ganham potência.

Perguntamos ao chef Renato Fernandes dos Santos, do Bar Original, em São Paulo, quais os segredos de seu buraco quente, premiado várias vezes como um dos melhores da cidade. Segredo quase nenhum! A receita é supersimples e fica pronta em poucos minutos.

Variações

A mistura de carnes (geralmente boi e porco) é um dos grandes segredos de sabor do buraco quente. Renato sugere pernil ou linguiça moídos para quem quiser variar a receita.

Na receita do Bar Original, o chef coloca mussarela de búfala, picada grosseiramente com as mãos, na mistura do buraco quente, para que ele fique cremoso. Ele recomenda também o uso do parmesão ralado ou do catupiry. Agregue o queijo no final do preparo, quando já estiver para desligar o fogo. Mexa bem para que ele se misture à carne moída.

Para quem quer ousar no tempero, ele indica orégano ou pimentão bem picadinho como componentes adicionais. Mas você deve tomar cuidado ao usar esses ingredientes mais fortes, pois eles podem roubar o sabor de todo o prato. Uma ou duas folhas de louro no refogado também garantem um aroma especial.

O truque do pão

Se você acertou na consistência do buraco quente, menores são as chances de todo mundo se lambuzar ao comer essa delícia. Mas Renato ensina um truque para reforçar o oco do pão e evitar acidentes: corte o bico do pão e não tire o miolo - apenas ajeite-o empurrando-o para o fundo e pelas laterais. Mesmo assim, se alguém sujar a roupa, festa é para isso mesmo. Diga que é sinal de sorte!



Dicas para servir

Se tiver uma panela grande de barro com tampa, use-a para servir o buraco quente. O barro conserva bem o calor da comida e evita que você tenha de esquentar a carne mais vezes durante a festa (sempre tem aquele convidado que chega atrasado e com fome).

Deixe os pães numa bela cesta, facas de serra e colheres disponíveis para que cada um monte seu sanduíche. Pãezinhos médios são mais charmosos e permitem que os mais light se sintam satisfeitos com uma porção menor (os gulosos repetem, claro). Não esqueça de pratinhos e muitos guardanapos de papel, para evitar a lambança.

Vale deixar à mão dos convidados alguns ingredientes que possam incrementar o sanduba. Pimentas de variados graus de ardor não podem faltar (e você deve orientá-los sobre quais são a leve e a forte, para os mais ou menos corajosos). Mostardas, um vinagrete ou um molho chimichurri típico argentino são outros complementos que caem muito bem no buraco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário