Marcadores

quinta-feira, 28 de abril de 2016

Vale a pena uma vida com Deus



Quem vive
independente de Deus
vive como se fosse órfão
 
Observe como vivem as pessoas: há filhos que estão sob a tutela dos pais para viver, há pais que dependem dos filhos e há aqueles que julgam ser independentes de todos, como se isso fosse possível.

Olhe agora o campo espiritual: há também muitos homens e mulheres que fazem a opção por viver de maneira independente de Deus. Mas será que essa forma de vida vale a pena? O Salmo 127: 1-2 é uma ótima reflexão para que o cristão compreenda melhor essa questão.


 Nossos projetos
só prosperarão com Deus
Invariavelmente, todo ser humano tem projetos, planos ou sonhos a serem realizados. Isso dá sentido à sua existência. Ele acorda todos os dias sabendo que há algo a fazer para chegar a algum lugar.

Não é errado sonhar e lutar para que os sonhos se tornem realidade. O errado é estabelecer projetos de maneira independente de Deus, v. 1.

É conhecido o exemplo histórico do Titanic, um projeto elaborado com total confiança nas possibilidades do homem, mas que acabou naufragando. Sobre este navio, alguém havia falado: “Nem Deus afunda o Titanic”.

O salmista, todavia, nos alerta que não podemos projetar nada sem antes estarmos firmados em Deus. O ser humano não é onisciente, ou seja, não sabe como será o seu amanhã. Imprevistos fazem parte da vida e, nesses momentos, ter o auxílio divino é fundamental.

Estar firmado na rocha eterna é uma forma de não ser abalado quando a tempestade chegar. Sem Deus os projetos humanos são falíveis, Tg 4: 13-15, pelo simples fato de o homem ser limitado. A única forma de vitória na concretização de nossos sonhos é viver na dependência total do Senhor.

Você deseja que seus sonhos se realizem? Deseja que seus projetos prosperem? Só há um caminho: firme-se em Deus, porque Ele mesmo se encarregará do sucesso de seus empreendimentos.

Quando chegar aquele momento que pensa não conseguir dar mais um só passo, Ele fortalecerá você para que continue a caminhada rumo ao sucesso. Para situações impossíveis só o Deus dos impossíveis.


 Nosso trabalho
pode ser útil com Deus
Há muitas pessoas que vivem para o trabalho. É bem verdade que o trabalho dignifica o homem ou a mulher. Por isso Paulo diz, em 2Ts 3: 10:

“Porque, quando ainda convosco, vos ordenamos isto: se alguém não quer trabalhar, também não coma”. Mas quando o trabalho é exercido sem a dependência de Deus, ele pode ser um fardo muito pesado.

E o pior: ele acabará sendo um esforço inútil. A pessoa trabalha, trabalha, trabalha, e não consegue se sentir realizada, não atinge os alvos estabelecidos da forma como sonhou, v. 2.

Entretanto, aquele que está firmado na rocha, que é Jesus Cristo, verá o seu esforço recompensado. Para a concretização de qualquer projeto, o ser humano precisa fazer a sua parte e confiar que Deus fará a dele. Isso implica em ação e fé ao mesmo tempo.

Por outro lado, o esforço daquele que não crê é como correr atrás do vento. Não é à-toa que Salomão afirma, em Eclesiastes 2: 26: “Porque Deus dá sabedoria, conhecimento e prazer ao homem que lhe agrada; mas ao pecador dá trabalho, para que ele ajunte e amontoe, a fim de dar àquele que agrada a Deus”.

A dependência divina sempre foi o melhor caminho para que o cristão alcance seus sonhos com prazer. Quando dependemos totalmente do Senhor para o desenvolvimento das atividades diárias, vemos os resultados das obras de nossas mãos. E colhemos frutos em abundância.

E isso só acontece porque confiamos e estamos firmados em Deus. As consequências de nossas ações podem ser úteis a nós mesmos, à igreja e àquelas pessoas que estão próximas de nós. Todos serão beneficiados.
 
 Nossas necessidades
serão supridas em Deus

Todos ser humano possui necessidades físicas, psicológicas e espirituais a serem supridas. Deus sabe que elas existem e que são fundamentais ao homem. Contudo, a distância que a pessoa estabelece para com Deus faz com que se torne impossível a satisfação das questões buscadas.

Uma grande bênção, porém, está reservada àqueles que estão firmados em Deus: “aos seus amados ele o dá enquanto dormem”, diz o salmista, v. 2. É maravilhoso saber que, enquanto dormimos ou descansamos, Deus nos sustenta e supre nossas necessidades. Assim Ele nos dá o sustento espiritual e material.

Ele também nos convida a não termos excessivas preocupações. Filipenses 4: 6 afirma: “Não andeis ansiosos de coisa alguma; em tudo, porém, sejam conhecidas, diante de Deus, as vossas petições, pela oração e pela súplica, com ações de graças”.

Portanto, se você está firmado em Deus e na rocha que é Jesus Cristo, não é necessário se desesperar diante das dificuldades da vida. O Senhor sabe exatamente de que nós precisamos. Ele quer que creiamos que somente nele é que teremos nossas necessidades supridas.
 
 Conclusão

Vale a pena uma vida sem Deus? É obvio que não. Sem Ele o ser humano terá sérias dificuldades em seu dia-a-dia. Então, que possamos nos firmar em Deus e na rocha que é Jesus Cristo.

Assim alicerçados, certamente nossos projetos, sonhos, planos e trabalhos serão coroados com muito êxito. Mais do que isso, a cada dia, poderemos sentir o Senhor suprindo nossas necessidades. Isso mesmo enquanto descansamos. Vale a pena viver com Deus!


Nenhum comentário:

Postar um comentário